Notícias

A12, um novo Grupo de Corretoras que nasce como um dos maiores do país

Companhia inicia suas operações no mercado brasileiro com emissão de R$ 250 milhões/ano

Dezembro/2015

Resultado da sociedade de 12 empresas, a A12 Corretora de Seguros iniciou suas operações no mercado brasileiro em abril de 2015 e já representa um volume de emissão anual de R$ 250 milhões de prêmios em seguros e benefícios. Sediada em São Paulo, na Vila Olímpia, a companhia, que começou a ser projetada em 2010, já está operando em parceria com algumas das principais seguradoras do país, com corretoras estabelecidas em sete estados, sendo eles São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Distrito Federal e Goiás, e atuação em todo território nacional.

Entre seus idealizadores, a A12 reúne grandes nomes do mercado securitário, como Armando Vergílio, 50 anos, empresário e corretor de seguros com mais de 30 anos de atuação no setor. Com ampla experiência na administração pública e privada, ocupou importantes cargos, entre eles, Presidente da Escola Nacional de Seguros (FUNENSEG); Presidente do COREMEC (Conselho Regulamentador dos Mercados Financeiro, de Seguros e de Capitais); Secretário de Estado nas pastas de Previdência, Trabalho, Governo e Cidades; Superintendente da SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) em 2007/2010 e Deputado Federal na legislatura 2011/2015. Hoje, além de integrar a A12, Vergílio atua como Presidente do SICOOB-CREDSEGURO (Coop. de Crédito de Livre Admissão), da COPAPROSE (Confederação Panamericana de Produtores de Seguros e da FENACOR (Federação Nacional dos Corretores e das Empresas Corretoras de Seguros, de Capitalização, de Previdência e de Resseguros).

Outro nome de destaque entre os sócios do Grupo é Robert Bittar, 59 anos, corretor de seguros que atua no mercado desde 1971, proprietário da Multiseg Corretora de Seguros, com sede em Curitiba. O executivo foi presidente do Sindicato dos Corretores de Seguros do Paraná, por três gestões, e atualmente é vice-presidente da FENACOR, tendo-a presidido em dois períodos intercorrentes, além de ser Presidente da Escola Nacional de Seguros desde 2005.

A atuação do Grupo A12 é bem diversificada e seu mix é composto por Auto (57,1%), Benefícios (24,7%) e Demais Ramos (18,2%). Em 2014, as corretoras do grupo obtiveram um crescimento de 14,53% no volume de negócios, comparado ao ano anterior, número acima da média de mercado e que demonstra o grande potencial de crescimento desta nova operação.

Como modelo de gestão, a A12 é gerida por um Conselho Deliberativo, composto por um representante de cada corretora cotista e uma diretoria executiva, formada por três diretores eleitos pelo Conselho.

De acordo com Renner Fidelis, conselheiro, diretor executivo da A12 e sócio da Apoliseg Corretora de Seguros, a globalização trouxe e traz ameaças e oportunidades, de forma que surgiu a necessidade de se criar uma empresa de âmbito nacional, tanto para se proteger de novos concorrentes entrantes no mercado nacional e regional, como para aproveitar o crescimento econômico e cultural do país, que trouxe oportunidades para vários setores, inclusive o de seguros.

Segundo ele, em 2010 foi iniciado um projeto em parceria com um banco de investimento, que visava a estruturação de uma empresa S/A que pudesse trazer soluções inerentes ao mercado. A intenção era lançar a mesma no mercado de ações através de um IPO (Oferta Pública Inicial).

“Diante do novo cenário econômico do país, decidimos, em 2013, redirecionar o projeto para estruturação da empresa através da união de 12 empresas sólidas que tinham a mesma filosofia, ou seja, promover, através desta empresa, diversas soluções que trouxessem maior musculatura, competitividade, redução de custos e melhoria no lucro, seja através da conquista de novos mercados, assim com pelo aumento da rentabilidade da operação”, explica Renner.

Ainda conforme ele, em novembro de 2013 foi consolidada a sociedade e a partir de abril de 2015 a A12 começou a operar firmando sólidas parcerias com as principais seguradoras do país, tendo, já no primeiro mês de atuação, um resultado surpreendente que superou as expectativas iniciais.

“Temos como visão ser uma das maiores e melhores corretoras de seguros da América Latina, desenvolvendo e provendo soluções que proporcionem segurança e conforto aos nossos clientes, estabelecendo sólidos relacionamentos com as seguradoras de mercado, gerando satisfação aos nossos colaboradores e rentabilidade aos acionistas”, ressalta Luis Fernando de Paula Henrique, conselheiro, diretor executivo da A12 e sócio da Liga Vitória Corretora de Seguros.

Segundo Sérgio Quintella Martins, conselheiro, diretor executivo da A12 e sócio da SMB Corretora de Seguros, estrategicamente, o grupo está presente em vários estados do Brasil e conta com a somatória de experiência de corretoras inovadoras e tradicionais com mais de 35 anos de atuação. “No curto prazo buscamos unificar as operações comerciais e implementar uma única plataforma tecnológica para gestão e operação, bem como consolidar as melhores práticas de mercado de forma padronizada e estruturada”.

E complementa: “A médio prazo, a A12 buscará a unificação de processos e das bases de dados, a criação de back-office centralizado, visando tanto a diminuição de custos como, principalmente, aumentar a eficiência, competitividade e produtividade. A longo prazo, almeja-se aproveitar a grande capilaridade, a diversidade de culturas empresariais e conhecimentos para o estabelecimento de condições propícias para o aparelhamento dos sócios e parceiros, com foco na realização de cross selling em suas carteiras dos milhares de clientes, além do desenvolvimento de novos negócios e produtos, inclusive com vendas pela web”.

O Grupo A12 tem ainda, como meta, criar um novo modelo de distribuição a ser implementado no Brasil e também em outros países em um processo de internacionalização da empresa.

Conheça as empresas que integram o Grupo A12:

  • ALMANZA (Uberlândia-MG)
  • APOLISEG (Goiânia-GO)
  • BEZLIM (Goiânia-GO)
  • BSBCOR (Brasília-DF)
  • LIGA VITÓRIA (São Paulo-SP e Vitória-ES)
  • MULTISEG (Curitiba-PR)
  • PERSPECTIVA (Vitória-ES)
  • RA INSURANCE (Brasília-DF)
  • SEGNA (Rio de Janeiro-RJ)
  • SELTSEG (Belo Horizonte-MG)
  • SMB (São Paulo-SP)
  • SOL DIAMANTE (Goiânia/GO)